sábado, 8 de junho de 2013

Interposição de língua

Hoje vou falar de um assunto que vocês, pais, e o pediatra podem ajudar e muito no diagnóstico (existem vários tópicos que são assim, da conta de um monte de gente diferente mas a culpa acaba sendo sempre do coitado do dentista...), que é a interposição da língua, normalmente acompanhada pela deglutição atípica também. Aí você pensa "credo, o que são essas coisas?". Calma, eu explico!

Grande parte das pessoas deixa a língua em um determinado ponto do céu da boca enquanto ela "descansa" e pressiona contra esse ponto quando ela engole. No entanto, uma porcentagem da população posiciona a língua em outros lugares, normalmente contra os dentes superiores. Quando a pessoa faz isso só quando engole, chamamos de deglutição atípica. Quando é só quando descansa, interposição de língua. Já adianto que se seu filho tiver um destes problemas, muito provavelmente ele vem acompanhado do outro. A deglutição atípica, ainda, pode vir acompanhada de frouxidão nos músculos da boca e bochechas, que verificamos quando a criança fica frequentemente de boca aberta, inclusive quando está engolindo alimentos.

A: correto posicionamento da língua
B: Interposição


Uma das implicações de qualquer uma destas anormalidades (não estou dizendo que seu filho é anormal, eu, por acaso, tenho as duas coisas, é que não é o comum, ok?) é o mau posicionamento dos dentes, principalmente os da frente. Pouca gente sabe que a língua é um dos músculos mais fortes do nosso corpo e ela é capaz de bagunçar, e bem, os dentes. Se ela se posicionar no lugar errado, pode empurrar os dentes, fazendo com que abra um vãozinho entre os eles, ou que um ou mais deles girem, ou simplesmente que sejam projetados para frente.

Reparem como os dentes (ou às vezes só um dente) entortam e se separam

Percebam a língua empurrando os dentes, sendo que deveria estar no céu da boca


Mas de onde vem o problema? Na maioria dos casos, isso é proveniente de um mau hábito, que se inicia na época em que a criança perde os dentes de leite e posiciona a língua na "janelinha", mas pode ser também causado por macroglossia (língua muito grande), problemas de postura ou consequência de síndromes, como a de Down, por exemplo.

O tratamento é multiprofissional, ou seja, seu filho provavelmente passará por um longo acompanhamento com otorrino, que verificará se há problemas respiratórios que impeçam o fofinho de fechar corretamente a boca, fono, que tem o papel de ensiná-lo a engolir e posicionar a língua corretamente e ortodontista/ortopedista funcional, que vai corrigir o mau posicionamento dos dentes e outros problemas anatômicos nos ossos.

Então, se você notar seu filho frequentemente com a boca aberta, babando enquanto bebe do copo, ou com os dentes "entortando", não deixe de procurar os profissionais indicados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário