segunda-feira, 3 de junho de 2013

Criança precisa fazer canal?

A grande maioria dos adultos que eu conheço têm calafrios só de pensar em ter que fazer o canal de um dente. Imagina ter que fazer esse procedimento no seu filho? Mas às vezes precisa...

Em primeiro lugar, deixe-me explicar o que é tratar o canal, porque muita gente morre de medo mas nem sabe direito o que é. Dentro do dente existem nervos e vasos sanguíneos, que, por diversas causas, podem inflamar e/ou necrosar, precisando ser removidos lá de dentro. O dentista usa alguns instrumentos para tirar todo o tecido vivo de dentro do dente e depois completa o espaço que ficou com materiais estéreis e inertes (que não causam reação nenhuma ao nosso corpo) e, com isso, o dente pode continuar na boca anos a fio, sem doer. Não é assim tão assustador, né? Acontece que quando o canal precisa ser feito por causa de uma inflamação na polpa (os nervinhos e vasos), dói. E dói muito.
Reparem na quantidade de nervos e vasos

Dente com cárie / polpa sendo removida / dente preenchido com material estéril

Uma das causas mais comuns da inflamação na polpa é a cárie muito profunda e que já está lá há um bom tempo. As bactérias chegam até o centro do dente causando a infecção e esse tecido vivo "incha" e acaba fazendo muita (mas muita mesmo) pressão dentro do dente. Quem já sentiu isso sabe que é de enlouquecer. A boa notícia é que criança não sente tanta dor assim quando a cárie chega no canal. Isso porque os dentinhos delas são mais abertos do que o dos adultos, como mostram as radiografias que seguem, e neles tem muito mais espaço para a polpa inchar, fazendo muito menos pressão. Então, se o baixinho reclamar de dor de dente, mesmo que não seja uma dor muito forte, fique atento pois pode ser canal!

                     Dente permanente com canal tratado           Dente de leite com canal tratado

 (Olhem como o dente de leite é mais largo. O permanente é muito fininho e muito fechado no final. Não tem espaço para inchar, por isso dói mais)


Outra razão comum que pode indicar o tratamento do canal em crianças é o trauma, ou seja, aqueles famosos acidentes nos quais o fofinho cai de cara no chão, na quina do móvel ou na borda da piscina. Como eu já comentei aqui, se o seu filho perder um dente em um acidente e for possível reimplantá-lo no lugar, muitas vezes o tratamento do canal é indicado. Mas, se a criança bate o dente em um acidente e ele continua lá no lugar, também devemos ficar espertos e observar durante algumas semanas. Se houver alteração de cor, amolecimento do dente ou fratura de um pedaço dele, grandes chances de o odontopediatra querer fazer o canal.

Mas e por que tem que fazer o canal? Bem, como eu já comentei antes, extrair não é uma opção legal pois existem muitas complicações provenientes de se perder um dente antes da hora e manter o dente na boca com uma infecção certamente não é a coisa certa a se fazer. Lembram que dentro do dente tem veias e artérias? Esses vasos carregam sangue que circula por todo o corpo e existe uma grande chance de as bactérias da cárie caírem na corrente sanguínea e irem parar no fígado, pâncreas e principalmente, no coração. Você não quer isso para o seu pequeno, quer?

Não tem como negar que a ideia de uma criança tratando o canal é um pouco assustadora. O melhor que podemos fazer é prevenir, visitando frequentemente o dentista para dar uma olhada se não tem cárie mas, se precisar, tem que respirar fundo e deixar fazer o canal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário