Bem, se você lavou o dentinho e ele perdeu a camada de células, ou nem chegou a encontrar o dente, ou ainda, se o dentista que atendeu seu filho na emergência (porque é óbvio que se isso um dia for acontecer, vai ser num domingo ou feriado) julgou que não dava para reimplantar, fique tranquilo porque tem solução! Eu sei que, se você leu o post anterior, deve estar um pouco desesperado com as consequências de se perder um dente antes da hora, mas para isso existem os odontopediatras!
Caso não tenha sido possível recuperar o dente, o dentista deve providenciar um mantenedor de espaço, que, nada mais é, do que um aparelho móvel com um acessório que irá ocupar o espaço do antigo dentinho até que chegue a hora de o devido permanente nascer. Quando o dente perdido for um da frente, o dentista costuma pedir para o protético colocar um dentinho falso no lugar, assim garantimos que a estética não seja prejudicada (lembrando que trata-se de uma criança que perdeu o dente anos antes do previsto) e, além disso, minimizamos as dificuldades na pronúncia de algumas palavras.
Mantenedor de espaço com dentinhos
Mantenedor para dentes do fundo
Às vezes, pode ocorrer de passar da hora de o permanente nascer após um trauma como esse. Isso porque a gengiva acaba ficando mais rígida e o dente não tem força para rasgar. Nesse caso, o pequeno deve passar por um pequeno procedimento cirúrgico para abrir o caminho para o dentão que está preso lá em baixo, mas nada muito traumático, aposto que ele vai adorar passar um dia todo tomando sorvete por recomendação do dentista!
Caso você não encontre o dente, é necessário avisar ao profissional que irá atender o seu filho, para que ele peça uma radiografia e, assim, possa ter certeza de que não ficou nenhum pedacinho de dente lá dentro, nem que o dente intruiu, ou foi todo lá para dentro, tema que falarei melhor em um outro post.
Tem mais uma coisa importante sobre o reimplante do dentinho perdido que eu acabei não comentando no primeiro post sobre esse assunto. Se for o caso de reimplantar o dente, prepare-se para um acompanhamento mensal com o odontopediatra, que irá avaliar se o osso está "cicatrizando" ao redor do dentinho, bem como a necessidade de se tratar o canal. Um dente que sofre trauma, normalmente muda de cor com o tempo, podendo ficar amarelo, cinza, marrom, ou até avermelhado. Às vezes a cor volta ao normal em algumas semanas, outras, não.
Alteração de cor em dentes que sofreram trauma
Nenhum comentário:
Postar um comentário