Antes de começar, quero deixar bem claro que não sou patrocinada por nenhuma marca, então todos os nomes de remédio (ou qualquer outro produto) que eu citar aqui são minhas preferências como consumidora e mãe, não necessariamente produtos que eu prescrevo no consultório.
Primeiramente, gostaria de aproveitar este canal para me desculpar oficialmente com todos os pacientes que me procuraram desesperados perguntando o que fazer à respeito do nascimento dos primeiros dentinhos de seus bebês, me questionando sobre dar ou não remédio, passar ou não o tal do nenêDent, e também se dá mesmo febre e diarreia. Eu, que outrora era uma pobre dentista recém saída da universidade, apenas me limitava a repetir que nem um papagaio tudo o que os meus sábios e respeitadíssimos professores haviam me ensinado: "O nascimento dos dentinhos é um processo natural, portanto, nada de remédio!", e também "nenêDent não funciona", ou ainda "erupção de dente não causa febre nem diarreia, se isso ocorrer com o bebê, é coincidência". Acontece que, em questão de alguns anos, além de dentista, eu assumi o importante cargo de mãe do Enzo e aí tudo mudou... Não é que os primeiros dentinhos começaram (atenção ao começaram!)a querer nascer antes dos 4 meses?? E aí foi que eu senti o que é desespero! Meu filho, que não é de chorar, ficou super chatinho e resmungão, passou a dormir muito mal à noite (regrediu de dormir 6 horas seguidas à noite para acordar de 2 em 2 horas noite adentro)e perdeu o apetite. Foi um tal de dar Alivium antes de dormir e gastar todo o meu salário nos mais diversos e tecnológicos mordedores disponíveis no mercado, isso sem falar nos tubos e mais tubos de nenêDent!
Não quero sugerir que esse comportamento que eu presenciei em casa seja uma regra, afinal, bebês também são seres humanos! Mas caso você tenha se identificado com o que leu aqui, atenção, pode ser que sejam sim os primeiros dentes do seu filho. Talvez você tenha estranhado o fato de os dentes terem começado a vir antes dos 4 meses, então quero falar um pouco sobre isso. Via de regra, os primeiros dentes que nascem são os 2 incisivos centrais inferiores, ou os dois da frente em baixo (exceto em crianças com agenesias dentárias, assunto que abordarei em outro momento) e isso pode ocorrer entre 3 e 7 meses (também existem exceções, como eu disse, estamos falando de seres humanos). Eu enfatizei bastante o fato de que eles apenas começaram a nascer aos 3 meses e meio porque esse é um processo demorado. Do momento em que eu notei a gengiva mais gordinha até o bendito do dente aparecer foram uns 45 dias (haja nenêDent!).
Mas por que algumas crianças passam por isso antes que outras? Estudos mostram que a erupção dos primeiros dentes tem muito a ver com a maturidade física dos bebês, por exemplo, se seu filho nasceu grande, já fica todo durinho desde cedo, apresenta certa coordenação motora para alcançar objetos e levá-los à boca antes dos 4 meses e, principalmente, se começou a comer papinha cedo, há grandes chances de os dentinhos nascerem à partir dos 3 meses.
E o que fazer, afinal? É claro que antes de medicar seu filho, sugiro que você converse com o pediatra ou odontopediatra, mas eu diria para que você siga seus instintos. Você sabe, melhor do que ninguém, se seu bebê está ou não sofrendo e o que vale para amenizar o sofrimento. Na minha opinião, o nenêDent realmente não foi muito eficaz. Além de ter um gosto bem esquisito, ele só deixa o local dormente por cerca de 15 minutos mas o fabricante pede para não usar mais de 3 vezes por dia, então, a menos que seja para ajudar o pequeno a pegar no sono, eu não recomendo. Quanto ao Alivium, se você achar que ele está realmente incomodado e perdendo o sono, eu diria que vale a pena, pois ele é um ótimo anti inflamatório, mas até por isso, não abusem! Se seu filho tiver febre ou diarreia, medique de acordo com a recomendação do pediatra.
Além de remédios, existem outras opções para minimizar o desconforto do pequeno. Mordedores são uma boa pedida mas não é muito fácil achar o ideal. Aos 3 meses e meio, nem sempre eles acertam a boca, então às vezes ele batia com o brinquedo no rosto e rolava um estresse. Existem mordedores com um líquido no interior, que você leva à geladeira e oferece bem gelado para o bebê. A ideia é ótima, pois o gelado realmente é anestésico e ajuda muito no processo inflamatório, mas comigo não funcionou porque o Enzo não gostava de ter que segurar na mão o objeto gelado, ele só queria se eu ficasse segurando para ele (o que eu acabei fazendo algumas vezes). Ainda sobre coisas geladas, meu filho, por exemplo, aceitou bem a ideia de colocá-las na boca então sucos, pedaços de fruta como melão e melancia e até o leite bem gelado caíram super bem. Eu até me submeti a fazer um picolé de leite para ele, que ele adorou! A ideia veio do blog Mil dicas de mãe (www.mildicasdemae.com.br), que aliás, também pertence à uma dentista!
chupeta especial para colocar pedaços de frutas
picolé de leite (que pode ser inclusive materno)
sem comentários!
Infelizmente (para mim e felizmente para vocês), só quando um dos dentes já havia rasgado a gengiva e nós estávamos ansiosos para a chegada do segundo, foi que eu tive uma ótima ideia: escovar a gengiva! Eu comprei uma escova pequena e com cerdas bem macias, recomendada para bebês a partir dos 6 meses, e foi o que meu filho mais gostou, só queria saber de escovar os dentes!
a maravilha da escova de dentes!
Se você tiver alguma outra dica de como lidar com essa questão, mande para cá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário